Saiba como melhorar a gestão da empresa e engajar a equipe durante a crise

12/05/2020 - 16h24

Saber conduzir as equipes, manter o engajamento e o bom clima interno contribui com o resultado, principalmente para atravessa essa crise provocada pelo coronavírus. Por isso, a primeira consultoria da Série IEL Mentoria em Gestão Empresarial, com o professor da Fundação Dom Cabral Pedro Mandelli, rendeu diversas dicas práticas e insights relevantes sobre gestão e liderança, que podem ser aplicadas imediatamente na empresa.

Iniciativa, online e gratuita, a série reúne renomados especialistas nacionais para ajudar empresas a driblarem os efeitos provocados pela pandemia.Confira algumas dicas:

Comportamento do líder

1. Liderança se aprende. A vida não ensina ninguém a liderar, ela ensina a conviver com as outras pessoas. E conviver não é liderar. É necessário aprender como mobilizar a emoção das pessoas;

2. Esse período de crise coloca em prova o líder, uma vez que a ação mais fácil é demitir as pessoas. Mas, onde está a liderança para crescer de forma sustentável e, em um momento de crise, saber engajar as pessoas e fazer a diferença?

3. O líder também deve mostrar que é vulnerável, pois há mais confiança em pessoas reais do que em quem se acha um super-herói. Sim, demonstre que você também tem medo da pandemia, use mascaras, álcool em gel, dê o exemplo. Demonstre que é possível desenvolver o trabalho com segurança, seguindo os protocolos.

4. Em tempos bons, o líder orienta e deixa as coisas andarem. Em tempos ruins, deve concentrar tudo;

5. Se precisar demitir um terço do quadro de profissionais, demita imediatamente. Quanto mais tempo postergar, mais a crise afetará a empresa e, com o tempo, ela não sobreviverá para ninguém.

6. Truque de liderança: neste momento de corte de pessoal, cuide das pessoas que saíram e não das que ficaram na empresa. Dê suporte e indique para alguma outra empresa que esteja contratando, por exemplo. Cuidar dos profissionais que saíram aumenta a segurança e o desempenho das pessoas que ficam.

7. Neste ano observe as pessoas que estão com você, porque essa crise colocou todo mundo em experiência. Você vai conhecer quem sabe trabalhar em momentos de crise;

8. A liderança deve trabalhar o entusiasmo e o engajamento, não deve ficar apenas olhando “de fora”.

Gestão de Equipe

1.Estabeleça metas extremamente arrojadas para os meses de setembro a dezembro de 2020, como se um ano tivesse quatro meses;

2. Mude de 30% a 40% dos líderes de lugares e áreas, porque assim ficam com metas e áreas novas. Você oxigena as pessoas.

3. A rádio peão cria um clima negativo na sua empresa, evite que isso aconteça. Cada líder deve comunicar, conversar com todas as pessoas de todos os níveis, e comemorar todas as coisas boas, mesmo as pequenas.

4. Se sua empresa perdeu 100% do mercado com a crise, pegue 50% do seu quadro e coloque à disposição dos seus clientes para ajudar a empresa deles. Você poderá descobrir oportunidades de negócios para sua empresa que vão trazer dinheiro para, pelo menos, cobrir custos básicos.

Crie 3 ou 4 comitês estratégicos

•1º Comitê: para lidar com o medo de perder a vida. O Objetivo é apresentar, às sextas-feiras, novas medidas de proteção para criar um ambiente seguro. Se não apresentarem novidades, deve-se mudar pelo menos 01 pessoa. Isso vai dar segurança à equipe.

• 2º Comitê: para lidar com um projeto ou programa até 31 de agosto. Deve envolver toda a organização em busca de oportunidades, melhorias, inovação, novas formas de se abordar o mercado, os fornecedores e engajar as pessoas, visando obter o melhor resultado. No último dia, o projeto deve ser encerrado com uma comemoração, com premiação, para celebrar as conquistas obtidas.

•3º Comitê: para cuidar do período de retomada, que será entre setembro e dezembro. Este grupo deverá mergulhar em um planejamento de tudo que poderá ser criado, adaptado, alterado no portfólio de produtos e serviços da empresa para que se aproveite, ao máximo, esses últimos quatro meses. Fazer um ano em quatro meses;

•4º Comitê: para cuidar das medidas estruturais. Responsável por ações são duras, mas precisam ser feitas para que possa garantir a sobrevivência da empresa como: redução de pessoal, de salários, colocar pessoal em férias, fechar operações e etc.

Assista ao webinar completo - https://bit.ly/IELMentoriaPedroMandelli

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549