Industriais de Mato Grosso recebem homenagem em Brasília

30/11/2021 - 16h11
Homenagem
Homenagem foi realizada em Brasília. Foto: CNI

Dois industriais de Mato Grosso receberam nesta semana a Ordem do Mérito Amazônico Danilo Remor, concedida durante as comemorações dos 30 anos da Ação Pró-Amazônia – associação formada pelas federações de indústrias dos nove estados da Amazônia Legal - Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A Ordem foi entregue aos ex-presidentes da associação e personalidades escolhidas pelas federações de indústrias, pela relevante contribuição ao desenvolvimento da indústria brasileira e também pelos serviços prestados às causas da Amazônia Legal.

Por Mato Grosso, receberam a homenagem o conselheiro emérito da Fiemt e ex-presidente da Ação Pró-Amazônia, Jandir Milan, e o diretor presidente do Grupo Barralcool, Agostinho Sansão.


A Ação Pró-Amazônia é uma associação sem fins lucrativos criada em 26 de novembro de 1991, cujo objetivo principal é promover a integração de suas federações em busca do desenvolvimento socioeconômico da região.

A associação executa estratégias de ação dos setores da indústria com a finalidade de estimular o desenvolvimento da Amazônia sempre em busca de oportunidades para novos investimentos na região. A Ordem do Mérito Amazônico Danilo Remor, criada em 1995, premia personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras, civis, militares ou eclesiásticas, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento, do bem-estar social e da divulgação do parque industrial da região amazônica.

O presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, destacou a importância de celebrar a atuação de grandes industriais brasileiros. “Os homenageados de Mato Grosso são industriais que iniciaram com seus próprios esforços, começaram a trabalhar muito cedo e contribuíram muito com o crescimento do estado. São homenagens mais do que merecidas”, afirma

A cerimônia foi realizada na noite de segunda-feira (29/11), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e contou ainda com a presença do vice-presidente da Fiemt, Silvio Rangel, e do diretor Alexandre Furlan.

Homenageados

Agostinho Sansão
Agostinho Sansão é empresário
em Barra do Bugres. Foto: CNI

Agostinho Sansão nasceu em Ibirá, interior de São Paulo, e começou a trabalhar na lavoura aos 12 anos. Aos 21, em 1965, mudou-se para Barra do Bugres, em Mato Grosso. Confiando na própria força de trabalho e nas condições de crescimento que o estado oferecia, firmou-se como comerciante no ramo de cereais e beneficiamento de arroz. Em 1981, participou da fundação da Usina de açúcar e álcool Barralcool, que desde então gera riqueza, empregos e qualidade de vida para a população da região.

De personalidade serena e competência singular, chegou a ser prefeito de Barra do Bugres por dois mandatos (1983/88 e 1993/96). Hoje, exerce o cargo de diretor presidente do Grupo Barralcool.

Jandir José Milan nasceu em Concórdia, Santa Catarina, e trabalhou desde menino com a família, que atuava no setor madeireiro. Cursou Engenharia Agronômica e

Jandir Milan
Jandir Milan é ex-presidente da 
Fiemt e empresário em Cuiabá

Engenharia de Operações. Em 1980, já casado, após uma visita a Mato Grosso, viu em Cuiabá a oportunidade para construir o futuro da família. Pioneiro no Distrito Industrial da capital, Jandir e Tânia, sua esposa, iniciaram a fábrica de móveis de madeira, que cresceu e é hoje uma indústria moderna, digital e automatizada.

Ao longo desse processo, se tornou sócio de uma empresa de tecnologia, também referência na área. Foi eleito diretor da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) em 1994, continuando na diretoria até 2003, quando foi eleito vice-presidente. Em 2006 e em 2009, foi eleito primeiro vice-presidente da federação. Em 2012 e 2015, foi eleito e reeleito presidente do Sistema Fiemt. À frente da instituição, foi o responsável pela implantação do Projeto Multiação e realizou dezenas de edições com mais de 500 mil atendimentos nas mais diversas áreas.

Atualmente é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MT, conselheiro fiscal, conselheiro emérito da FIEMT e vice-presidente da CNI desde 2014. Foi presidente da Ação Pró-Amazônia, conselheiro titular do Conselho de Representantes da Ação Pró-Amazônia (2010 a 2018), delegado representante do Sistema Fiemt junto à CNI entre 2006/2018. Presidiu o Movimento Mato Grosso Competitivo (2018-2020), além de colecionar diversas homenagens e títulos.

 

Texto: Daniela Lepisnk Romio/Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549