Cuiabá recebe a 16ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

23/10/2019 - 12h12

Com o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, a 16ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação foi aberta nesta terça-feira (22/10), em Cuiabá. O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Rafael José Mason, participou da cerimônia e destacou a importância da Semana para fomentar o desenvolvimento do estado.

“O Sistema Fiemt é a instituição responsável por defender os interesses da indústria e fomentar o crescimento sustentável do Estado. Para isso, sabemos que tanto a tecnologia quanto a inovação são pontos imprescindíveis para a competitividade e devem estar presentes em todas as empresas”. O evento segue até a próxima sexta-feira (25/10), no Centro de Eventos Senai, em Cuiabá.

O Sesi MT participa com oficinas Primeiros Passos com Arduíno e sobre o Novo Ensino Médio, além de apresentação das equipes de Robótica. O Senai integra a programação oficial com palestra sobre Educação e Indústria 4.0, Primeiros Passos com Jogos Digitais e Inovação x Invenção, além do Grand Prix Senai de Inovação - Etapa Estadual, que reúne 40 estudantes destaque de sete municípios de Mato Grosso. O IEL também estará presente com orientação de carreira e cadastro de currículos para vagas de estágio e emprego.

A abertura contou com a presença de autoridades, servidores e estudantes, que presenciaram a apresentação da Orquestra do Sesi. “É uma alegria integrar a programação cultural desse evento tão importante. Viemos com muita alegria com os alunos fazer a culminância desse trabalho de ensaios que fazemos ao longo do ano inteiro e é um orgulho fazer uma apresentação para pessoas de todo o estado”, destacou o professor Tiago Felipe Miranda.

A Agência Q9 promoveu a palestra show “Protagonismo e Inteligência Emocional com foco na inovação”. Houve ainda apresentação do musical do Agri-Cultural. Ao mesmo tempo, o Centro de Eventos recebe a 11ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), que neste ano reúne 40 projetos de alunos da rede estadual de ensino.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, afirmou que o objetivo do evento é popularizar a ciência e motivar jovens e crianças à prática científica. Ele também destacou a importância do evento para promover a integração entre academia, poder público e iniciativa privada na discussão científica, além de agradecer a todos os apoiadores da Semana.

“O evento é um marco nessa nova fase do Estado. A aplicação do conhecimento é fundamental para o desenvolvimento social e nós valorizaremos todas as iniciativas que venham ao encontro desse objetivo maior do governo do Estado, que é o de promover o bem comum para a nossa gente”, afirmou.

A secretária de Estado de Educação (Seduc), Marioneide Kliemaschewsk disse que a Semana é um importante passo para o desenvolvimento da educação no estado. “Investir em ciência, tecnologia e inovação é investir no futuro”, destacou.

O evento tem como correalizadora a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).



*Com informações da Soraya Medeiros - Assessoria Secitec.

Galeria de Imagens - Cuiabá recebe a 16ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549