Mato Grosso não 'dispensa' nem os sem experiência

16/08/2023 - 14h24
Fernanda Campos
Fernanda Campos, superintendente do IEL MT.
Foto: divulgação

O banco de vagas do Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL MT) chegou a ter em julho mail de 2 mil vagas abertas. São ocupações para todos os níveis educacionais, inclusive oportunidade para aqueles que não possuem nenhuma experiência profi ssional. A demanda é tão latente que algumas empresas chegam a produzir menos que a sua capacidade por conta da falta de mão de
obra.

Este cenário pode ser identifi cado pelos dados extraídos da Pesquisa Nacional da Análise de Domicílios (PNAD) e interpretados pelo Observatório da Indústria de Mato Grosso. Segundo o levantamento, o número de ocupados em Mato Grosso foi de 1.750 milhão no primeiro trimestre de 2023 frente a 82.989 mil de desocupados/desempregados no mesmo período do ano passado.

Dentre os ocupados, 885 mil trabalhadores estão no setor privado, 458 mil atuam por conta própria, 217 mil estão no setor público, 109 mil são empregadores, 18 mil desempenham funções auxiliares na família e o restante não foi incluído em nenhuma das categorias acima.

A superintendente do IEL MT, Fernanda Campos, relata que o número de trabalhadores que sai da formalidade para informalidade tem aumentado nos últimos anos, associado as expectativas de ganhos imediatos mais rápidos. Contudo, ela alerta que fazer esta mudança requer assumir riscos.
Além de ficarem descobertos dos direitos trabalhistas, os profissionais podem perder os benefícios que muitas empresas estão oferecendo para se tornarem mais atrativas como jornadas flexíveis e, em alguns casos, 14º e até 15º salário.

Ele lembra que outra realidade que se torna cada vez mais comum entre os empregadores é oferecer treinamento para o trabalhador. Uma estratégia que desponta e mostra que os contratantes
querem o lucro, mas estão dispostos a investir em pessoas para manter o negócio funcionando e prosperando.

“Aqui em Mato Grosso, existe uma realidade diferente de outros estados do país. As oportunidades estão aumentando a cada ano e só fica sem emprego quem não pode por algum motivo ou tenha optado por ficar na informalidade. A alta demanda por funcionários é um reflexo da baixa densidade populacional de Mato Grosso, do crescimento econômico e do aumento da informalidade", assegura.

Quem são os desocupados em MT?

trabalho
Mato Grosso registra alto número de ocupados.
Foto: Istock fotos

No que diz respeito à desocupação, Mato Grosso registrou um total de 82.989 mil pessoas desempregadas no primeiro trimestre de 2023. Mais de 26 mil desocupados estavam na Baixada Cuiabana e 20 mil em Cuiabá. A desocupação é predominantemente feminina, com as mulheres representando 57% do total.

Comparado ao último trimestre de 2022, a desocupação teve um aumento significativo entre mulheres com ensino fundamental incompleto ou equivalente (189%) e entre homens sem instrução e com menos de 1 ano de estudo (139%).

  • Total de força de trabalho: 1,833 milhão
  • Total de ocupados: 1,750 milhão
  • Total de desocupado: + de 82 mil

Como estão os rendimentos?

O ganho médio real habitual de todos os trabalhadores em Mato Grosso teve uma queda de 3% em comparação com o último trimestre de 2022, passando de R$ 3.189 para R$ 3.095. No entanto, em relação ao mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 11%.

A desigualdade na distribuição dos rendimentos também foi analisada por meio do índice de Gini, criado para mensurar a concentração de renda. Em Mato Grosso, o indicador passou de 0,440 no último trimestre de 2022 para 0,431 no primeiro trimestre de 2023, demonstrando uma queda na desigualdade.

  • 70,2% possuem carteira assinada
  • 50,4% estão no setor privado

*Dados do Observatório da Indústria referentes ao Mato Grosso

Setores em expansão

mercado
Ilustração 'Temos Vagas'. Imagem: divulgação

O setor de bioenergia merece uma atenção especial no que diz respeito às tendências de expansão. Há uma ampliação das plantas, o que torna o ambiente auspicioso para quem procura um bom trabalho e uma oportunidade de crescimento.

Há espaços para vários perfis de trabalhadores. Entre eles, os que tem uma formação rápida de um curso profissionalizante e os que investem em capacitações mais complexas e tecnológicas.
Os mais tradicionais geralmente são aproveitados em cargos de liderança. São pessoas que passam pelo ciclo mais conservador de formação e assim desenvolvem as habilidades de gestão.
No entanto, a superintendente alerta que nem sempre a empresa busca um talento fora do quadro de funcionários.

Às vezes, a melhor opção é capacitar alguém que já é contratado e está habituado à cultura empresarial do lugar. “Mas, neste caso, é preciso investir em treinamento porque nem
sempre um bom operacional torna-se um bom gestor sem preparação adequada”, afirma.

Existe ainda uma grande gama de vagas para pessoas consideradas multitaferas, principalmente no setor administrativo, que precisa de profissionais facilmente adaptáveis as mudanças nos processos e que possam desempenhar papéis diferentes em diversos setores da empresa.

Mais oportunidades – Reconhecendo as demandas, principalmente as vindas de outras cidades polos de Mato Grosso, o Sistema Federações das Indústria no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) irá ampliar o serviço de conexão entre trabalhadores e empresas com a expansão do IEL.

Texto: Gerência Corporativa de Comunicação Institucional do Sistema Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549