Do currículo à contratação: 5 dicas para aumentar suas chances de ser contratado para o estágio ​

17/08/2023 - 09h12

EstagioSe você é um jovem em busca daquela tão sonhada oportunidade de estágio, você está no lugar certo! Conseguir um estágio pode ser o primeiro grande passo em direção à construção de uma carreira de sucesso. Mas como você pode se destacar diante de tamanha competitividade, aumentar as chances de ser visto e escolhido pelos recrutadores? A seguir, você vai conhecer 5 dicas valiosas que vão te ajudar nisso.

1. Defina sua marca pessoal

Sua imagem é seu cartão de visita e a primeira impressão é a que fica! Por isso, antes de enviar o currículo ou realizar aquela entrevista, reserve um tempo para refletir sobre suas habilidades, metas e valores. Essa autoanálise o ajudará a criar uma marca pessoal autêntica, uma narrativa que comunica quem você é de verdade e o que deseja alcançar. Uma vez que você entenda seus próprios pontos fortes, será mais fácil mostrar aos recrutadores e as suas chances de acertar na linguagem verbal e não verbal aumentarão.

2. Enriqueça seu perfil

As experiências moldam quem somos. Seja por meio de projetos acadêmicos, atividades extracurriculares ou voluntariado, cada passo que você deu contribui para a bagagem que você pode oferecer como estagiário dentro de uma organização. Por isso, detalhe suas realizações de maneira clara e concisa em seu currículo, destacando como suas ações tiveram impacto. Os recrutadores não apenas procuram experiência, mas também evidências de como você fez e pode fazer a diferença.

3. Use o LinkedIn a seu favor

Em um mundo cada vez mais digital, sua presença online pode ser um grande diferencial. Crie um perfil completo e atraente no LinkedIn, destacando suas habilidades, experiências, cursos complementares, formações acadêmicas e objetivos. Elabore um perfil alinhado com a imagem que deseja transmitir aos empregadores. Para isso, utilize palavras-chave relevantes para a área de estágio desejada, destacando como suas habilidades se alinham com a empresa. Aproveite a plataforma para seguir empresas que você admira, se conectar com profissionais da sua área de interesse e compartilhar conteúdos relevantes, como projetos acadêmicos e ideias que apoia. Isso demonstrará todo o seu potencial e diferencial aos olhos dos recrutadores.

4. Amplie sua rede de contatos

Cultivar boas amizades seja na vida social ou profissional sempre é a melhor estratégia para quem deseja ser bem-sucedido profissionalmente. Por isso, faça amizade com profissionais de destaque da sua área. Além disso, participe de eventos da indústria, workshops e feiras de emprego para conhecer pessoas e empresas do seu campo de interesse. Um exemplo prático disso, é a Feira Emprega Talentos, realizada anualmente pelo IEL, que apresenta uma gama diversificada de vagas de estágio oferecidas por empresas, com destaque para as do setor industrial. Através dessas conexões, você pode descobrir oportunidades que nem estavam sendo anunciadas.

5. Cadastre seu currículo em sites de recrutamento

Finalmente, chegamos à última e não menos importante dica para aumentar suas chances de conquistar aquele tão desejado estágio: cadastrar seu currículo em sites de recrutamento especializados. Nesse sentido, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) surge como uma oportunidade incrível para conectar você com as melhores vagas de estágio disponíveis. Ao cadastrar seu currículo no site e mantendo suas informações atualizadas, você estará automaticamente participando de um processo seletivo ativo, permitindo que empresas interessadas encontrem o seu perfil. Além disso, o IEL não se limita apenas ao cadastro de currículos. A organização atua como um intermediário entre os estudantes e as empresas, identificando as melhores oportunidades que se alinham ao seu perfil e objetivos. O cadastro é acessível e gratuito para estudantes que estão regularmente matriculados em cursos de nível superior, técnico ou ensino médio. Simples e fácil, não é mesmo?

Então, se você está procurando um estágio para desenvolver suas habilidades, colocar seus conhecimentos teóricos em prática e adquirir experiências profissionais, sua vaga perfeita está no IEL. Clique aqui e conheça agora mesmo as vagas disponíveis que se encaixam com o seu perfil e cadastre-se gratuitamente!

Com isso, encerramos nossa jornada pelas cinco dicas valiosas para aumentar suas chances de ser contratado para o estágio dos sonhos. Espero que tenha gostado e lembre-se: o sucesso depende da combinação de esforço, estratégia e oportunidade. Então, não perca mais tempo e coloque essas dicas em prática hoje mesmo!

Texto: Rayane Gazola | Jornalista

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549