Dia do estagiário: IEL MT já encaminhou 30 mil estudantes para o mercado de trabalho através do estágio em uma década

17/08/2023 - 18h10
estagio
IEL MT tem mais de 100 mil curriculos cadastrados

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em Mato Grosso foi responsável por encaminhar cerca de 30 mil estudantes para o mercado de trabalho através do estágio nos últimos 10 anos. Hoje, 18 de agosto, data em que se comemora o Dia do Estagiário, o Instituto oferta mais de 100 oportunidades em diversas áreas de atuação, como: administração, direito, enfermagem, além de cursos técnicos e voltados para estudantes do ensino médio.

Estes profissionais foram absorvidos por mais de 3,5 mil empresas mato-grossenses de diversos segmentos. Além de atuar como elo entre contratante e contratado, o IEL MT estabeleceu parcerias com aproximadamente 800 instituições de ensino, contribuindo para a formação profissional desses estudantes.

“Atuamos com o maior banco de cadastrados com mais de 100 mil currículos cadastrados. O IEL intermedia todo o processo para encontrar estudantes motivados e aptos que possam fortalecer a empresa. É um trabalho de acompanhamento”, explica a superintendente do IEL MT, Fernanda Campos.

Ela ressalta que o estágio é de extrema importância para a formação do estudante, pois proporciona aprendizado prático, networking, diferenciação no currículo e uma maior inserção no mercado de trabalho. “O estágio pode ser um diferencial no currículo do estudante, uma vez que demonstra ao empregador o comprometimento e a proatividade do estudante em buscar a formação prática durante sua graduação”, diz.

Ideias inovadoras

Os estagiários geralmente trazem novas abordagens e ideias inovadoras para as empresas. De olhos em novas perspectivas de gestão, o estagiário Fernando Augusto Arantes, de 22 anos, acredita que o estágio proporciona um ambiente onde é possível aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na faculdade em situações reais. Estudante de análise e desenvolvimento de sistemas conta que no trabalho tem realizado automações de tarefas utilizando Power Automate e o uso do Power BI para fazer relatórios. 

“É realmente importante fazer estágio durante a faculdade. Não apenas consolida a compreensão dos conceitos, mas também ajuda a aprimorar as habilidades práticas necessárias para o campo escolhido. Além disso, ao enfrentar desafios do mundo real, você aprende a lidar com situações complexas, assim desenvolvendo a capacidade de resolução de problemas”, conclui.

Estagiário de pós-graduação

Diferentemente de quem pensa que estágio é para área de graduação, o IEL MT também faz a intermediação com o mercado de trabalho de estudantes de pós-graduação e ensino médio. Gabriela Santos, de 26 anos, é formada Sou formada há três anos no curso de direito. Atualmente, cursa o terceiro semestre de pós-graduação em “Direito Administrativo”. Em sua trajetória profissional, conquistou recentemente a aprovação no Exame da Ordem do Advogados do Brasil. 

“O estágio realizado no curso de graduação é submetido a aspectos menos complexos. Ainda assim, a experiência permite o contato com a prática profissional e conta também como experiência para o mercado de trabalho. Porém, o estágio em pós-graduação, detém um aprofundamento prático e teórico maior na área formação, podendo o estagiário de pós-graduação desenvolver suas habilidades relacionadas ao seu curso com mais liberdade e segurança”, acredita.

Além de graduação, IEL oferece vagas de estagio de pós graduação e ensino médio
Além de graduação, IEL oferece vagas de estagio de pós
graduação e ensino médio

Para ela, a perceptiva com a realização de estágios sempre foi o desenvolvimento profissional. “O mercado está altamente competitivo. Existem pessoas capacitadas em todos os níveis. Devido a isso, é necessário permanecer em evolução contínua”. 

A estudante conta que sempre busco considerar todos os detalhes que possam contribuir com o crescimento profissional e da empresa que trabalha. “Desde a elaboração de um bom e-mail, e também, quando possível o investimento em novos cursos de qualificação. É importante ter uma mentalidade aberta para aprender, se adaptar e contribuir”.  

Em relação a quem contrata, o estágio é “o momento” de explorar experiências em diversos contextos, aprender, errar e acertar. A analisa de pessoas de uma empresa de tecnologia voltada para o contexto educacional, Mariana Lopes, acredita que o estágio é uma oportunidade para se descobrir e compreender o que faz sentido para a carreira. 

“São pessoas que estão com sede de aprendizado, terão percepções diferentes de quem já possuí mais tempo de caminhada, serão questionadores fazendo com que a gente também questione e atualize com as novas práticas de mercado”, finaliza.

Vagas

O IEL MT oferta vagas de estágio em diferentes áreas de atuação. Os interessados devem preencher um cadastro online e se cadastrar na área desejada Clique aqui. As vagas disponíveis podem ser conferidas aqui. As empresas que queiram contratar estagiários podem entrar em contato pelo (65) 3611-1501.

Texto: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549