Afinal, qual o impacto do estágio na carreira profissional?

18/08/2023 - 11h13

EstagiárioSe você já se perguntou qual é o real impacto de um estágio para a carreira profissional, está no lugar certo. Vamos explorar como essa experiência pode moldar o seu futuro e abrir portas para um sucesso promissor.

Estágio obrigatório e estágio não obrigatório: entenda a diferença

Antes de tudo, vamos esclarecer uma dúvida comum: qual a diferença entre estágio obrigatório e não obrigatório? Compreender essa diferença é fundamental para direcionar a sua jornada profissional. Afinal, a distinção entre eles pode influenciar suas decisões e expectativas. Então, vamos lá?

Ambos promovem ganhos para a jornada profissional

A principal diferença entre o estágio obrigatório e o estágio não obrigatório está no fato de que o primeiro faz parte da grade curricular do curso. Isso significa que o estudante precisa realizá-lo dentro do prazo definido pela instituição de ensino, seguindo uma carga horária específica. Essa etapa é fundamental para que o estudante seja aprovado e receba o diploma do curso, sendo tratada como uma disciplina obrigatória.

Já o estágio não obrigatório, também conhecido como estágio opcional, deve ser permitido no Projeto Pedagógico do Curso. Entretanto, ele não está vinculado à grade curricular do curso, a qual o aluno precisa cumprir para receber o diploma. As horas de estágio podem ser consideradas como atividades extracurriculares, ou seja, experiência que enriquece o conhecimento do estudante.

O estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho

O estágio é a chave que abre a porta para o mundo profissional, sendo o primeiro contato direto entre você e a área de atuação escolhida. Enquanto a sala de aula proporciona a base teórica, é no ambiente de trabalho que esse conhecimento ganha vida, transformando-se em habilidades tangíveis ao se deparar com situações reais do dia a dia. Esse processo não apenas fortalece a sua autoconfiança, permitindo que você aplique seus conhecimentos de forma colaborativa e interdisciplinar, como também desenvolve as suas habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. Ou seja, o estágio é a oportunidade de colocar em prática tudo o que você aprendeu.

Outra grande vantagem do estágio é a possibilidade de desenvolver habilidades de Soft Skills, aquelas competências interpessoais tão valorizadas pelas empresas. Quando somadas com o conhecimento técnico, essas habilidades o transformam em um profissional altamente cobiçado no mercado de trabalho. Entre essas competências estão a comunicação eficaz, criatividade, trabalho em equipe, liderança, colaboração, gestão de tempo, empatia e adaptabilidade. Essas qualidades não são importantes apenas na transição entre a vida acadêmica e a carreira profissional, mas também para o seu crescimento pessoal.

Mas os benefícios do estágio não param por aí. Imagine poder trocar experiências e conhecimento com profissionais que já estão trilhando o caminho que você almeja. O estágio não é apenas uma oportunidade de adquirir novas competências, mas também de construir conexões valiosas. Durante esse período, você terá a oportunidade de interagir com profissionais experientes, colegas de trabalho e até mesmo clientes. Essas conexões podem se transformar em mentores, colegas de equipe em futuros projetos ou até mesmo portas de entrada para novas oportunidades no mercado de trabalho. Lembre-se, independente da sua área de atuação, essa rede de contatos, conhecida como networking, pode ser a “cereja do bolo” que vai impulsionar sua carreira profissional no futuro.

Outro benefício de fazer um estágio é que ele enriquece o seu perfil profissional. Ter um estágio relevante no seu currículo demonstra aos empregadores que você possui experiência prática e está familiarizado com as demandas reais do setor, aumentando assim sua credibilidade como candidato. Viu só? Seja ele, obrigatório ou não obrigatório, a verdade é que o estágio é o caminho mais eficaz para entrar no mercado de trabalho ainda mais preparado.

E se você é um jovem que busca uma oportunidade de estágio para desenvolver suas habilidades, colocar em prática seus conhecimentos teóricos e ganhar experiência profissional, se liga nesta oportunidade imperdível que eu tenho para você. A sua tão sonhada vaga de estágio está te aguardando no IEL!

O IEL é uma instituição, com mais de 40 anos no mercado, que atua como um intermediário entre os estudantes e as empresas, identificando e conectando as melhores oportunidades. Clique agora mesmo e descubra as vagas disponíveis que se encaixam perfeitamente ao seu perfil e cadastre-se gratuitamente. Ah, vale ressaltar que todas as fases do processo, desde a inscrição até o encaminhamento para a empresa e a seleção final, são completamente isentas de taxas, ou seja, totalmente gratuito. Então, não perca tempo e dê hoje mesmo o primeiro passo na sua carreira profissional!

Texto: Rayane Gazola | Jornalista

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549