Descubra 6 habilidades que as empresas buscam em um profissional e como adquiri-las por meio do estágio

23/08/2023 - 09h37

EstagiarioVocê já se perguntou o que as empresas realmente procuram em um profissional? O mundo corporativo está sempre evoluindo, e com ele, as habilidades fundamentais que se destacam em um candidato. Se você está em busca de uma oportunidade de estágio ou já está imerso nessa experiência, temos ótimas notícias para você!

O estágio não é apenas uma porta de entrada para o mundo do trabalho; é também uma oportunidade valiosa para desenvolver uma ampla variedade de habilidades que as empresas desejam encontrar. Neste texto, revelaremos 6 habilidades altamente valorizadas pelas empresas e, o melhor de tudo, você descobrirá como adquiri-las de maneira prática durante o estágio. Preparado? Então, vamos lá!

➡️ Habilidades Técnicas:   Dependendo da sua área de interesse, o estágio pode ser uma excelente estratégia para aprimorar habilidades técnicas específicas relacionadas ao seu campo de atuação. Seja programação, design, análise de dados, marketing ou finanças, aproveite o estágio para aprofundar seus conhecimentos e se destacar.

➡️ Comunicação eficaz:   A capacidade de se comunicar com clareza e eloquência é uma das principais habilidades que as empresas valorizam. Isso inclui habilidades de escrita, fala e até mesmo comunicação visual. Durante um estágio, você pode desenvolver essas habilidades através da interação com colegas de trabalho, participação em reuniões, redação de relatórios e apresentações.

➡️ Iniciativa e Proatividade:   Mesmo que você esteja em um papel de estagiário, ainda pode demonstrar liderança assumindo responsabilidades extras, propondo ideias inovadoras e buscando oportunidades para contribuir de maneira proativa. Isso mostrará aos empregadores seu comprometimento e capacidade de liderar no futuro.

➡️ Trabalho em equipe:   Grandes realizações não são conquistadas sozinhas. Portanto, a habilidade de colaborar efetivamente em equipe é fundamental em qualquer ambiente de trabalho. Ao participar de um estágio, você se encontrará envolvido em projetos multidisciplinares, aproveite para contribuir com suas ideias, ouvir os outros e alcançar objetivos coletivos.

➡️ Resolução de Problemas:   Ser capaz de identificar problemas, analisar situações complexas e propor soluções criativas é muito apreciado pelas empresas. No estágio, você pode procurar oportunidades para resolver problemas reais enfrentados pela empresa ou departamento. Esse processo aprimorará sua capacidade de analisar informações, identificar tendências, tomar decisões e, claro, praticar o pensamento crítico. Com certeza, essa é uma lição valiosa que irá diferenciá-lo no mundo profissional.

➡️ Adaptabilidade:   O cenário empresarial é dinâmico, e as empresas buscam profissionais que possam se ajustar rapidamente às mudanças. Durante um estágio, você experimentará diferentes tarefas, desafios e até mesmo mudanças repentinas de direção. Essas situações irão cultivar sua capacidade de se adaptar a novos contextos e mostrar sua flexibilidade, algo que as empresas admiram em seus colaboradores.

Para adquirir essas habilidades durante o estágio, aqui estão algumas sugestões:

➡️ Defina objetivos:   Estabeleça metas claras para o que deseja alcançar durante o estágio, incluindo quais habilidades deseja desenvolver.

➡️ Voluntarie-se:   Se ofereça para trabalhar em projetos desafiadores e diversificados, mesmo que não estejam diretamente relacionados ao seu papel principal. Isso permitirá que você aprenda novas competências e adquira experiências variadas.

➡️ Peça feedback: Regularmente busque feedback de seus supervisores e colegas sobre seu desempenho e atividades realizadas. Não tenha medo ou vergonha de perguntar quais habilidades precisam ser melhoradas. Afinal, você está no estágio para aprender!

➡️ Aprenda com os outros: Observe e aprenda com profissionais mais experientes. Pergunte sobre suas abordagens para lidar com desafios e como eles desenvolveram suas habilidades ao longo do tempo.

➡️ Participe de treinamentos e workshops: Se a empresa oferecer oportunidades de treinamento, cursos, workshops, participe ativamente para adquirir novos conhecimentos, aprender novas habilidades e aprimorar as existentes.

➡️ Fortaleça sua rede de contatos: Interaja com colegas de trabalho de diferentes departamentos, participe de eventos da empresa e construa uma rede profissional. Cultivar bons relacionamentos no ambiente de trabalho pode fornecer insights valiosos e oportunidades futuras.

➡️ Seja um eterno aprendiz:   Além das oportunidades fornecidas no estágio, busque aprender por conta própria, seja através de cursos online, leituras relevantes, projetos pessoais ou pesquisas na internet.

Lembre-se de que o estágio é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Não se trata apenas do que você pode oferecer à empresa, mas também do que a empresa pode fornecer a você. Portanto, mergulhe de cabeça, abrace os desafios, busque feedback e seja proativo. Transforme seu estágio em uma jornada de desenvolvimento que certamente abrirá portas para um futuro brilhante e para um perfil profissional que as empresas buscam e valorizam.

Se você está procurando um estágio para desenvolver essas habilidades e colocar seus conhecimentos técnicos em prática, sua hora chegou! Clique aqui agora mesmo e conheça as vagas de estágio que o IEL tem disponível. Ao cadastrar seu currículo no site gratuitamente, você estará automaticamente participando de um processo seletivo ativo, permitindo que empresas interessadas encontrem o seu perfil. São diversas oportunidades e você ainda pode escolher a que que mais combina com o seu perfil.

E aí, está esperando o quê? Seu novo estágio está apenas a um clique de distância! 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549