Sistema Fiemt promove soluções para o mercado de trabalho em Mato Grosso

06/09/2023 - 11h35
revista

O crescimento industrial acelerado de Mato Grosso contrasta com a baixa oferta de mão de obra qualificada disponível no estado. Além dos 82 mil desocupados que foram identificados a partir do levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua do 1º trimestre de 2023, mais de 624 mil pessoas estão na informalidade no estado. Desse total de trabalhadores, apenas 28% completaram o ensino médio.

Para se ter um panorama deste cenário, basta consultar o banco de empregos do Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL MT). Há pelo menos 60 dias uma empresa cadastrou uma vaga de eletromecânico industrial, com exigência de curso técnico, e ainda não foi preenchida.

revista mão e obra

Assim como o mercado de trabalho está cada dia mais desafiador e exige maior preparo das pessoas para ocuparem as vagas de emprego, a forma de ensino atual é pouco atrativa para manter alunos na escola. De acordo com uma pesquisa nacional, realizada pelo Sesi e Senai, apenas 38% das pessoas que não estudam conseguiram alcançar a escolaridade que gostariam.

O levantamento realizado pela última edição do Education at a Glance, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): os nem-nem (jovens que nem estudam e nem trabalham) eram 35,9% dessa parcela da população em 2020, o que colocava o país como 2º com a maior proporção de jovens fora da sala de aula e do mercado de trabalho. A média dos países da OCDE era de 16,6%.

OPORTUNIDADE PARA   QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

ser familia capacita

O programa “Ser Família Capacita” é uma iniciativa do Governo do Estado, executada pelo Senai MT, que oferta 50 mil vagas em cursos de qualificação profissional em áreas de tecnologia da informação, gestão, indústria de mecânica, de elétrica, de alimentos, entre outros. Com um cenário de crescimento significativo, o estado está experimentando um aumento na indústria e em todos os setores produtivos, resultando em uma maior demanda por contratação de funcionários e expansão dos negócios.

“Nessa realidade, o programa foi criado com o objetivo de proporcionar às pessoas a oportunidade de se qualificarem em profissões que permitirão o crescimento do setor produtivo, ao mesmo tempo em que abrirão portas de emprego e aumentarão sua produtividade pessoal”, aponta o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.

Para identificar as necessidades de formação profissional nas diferentes regiões e municípios de Mato Grosso, a instituição conduziu um estudo abrangente. Com base nessa análise, serão oferecidos cursos vocacionados, ou seja, formações que atendem às vagas de trabalho disponíveis na indústria local. “Essa abordagem estratégica aumenta consideravelmente as chances de empregabilidade dos participantes, uma vez que os cursos são direcionados para as oportunidades reais de trabalho existentes”, conclui Braguini.

revista

De forma holística, o Sistema Fiemt promove e oferece soluções de qualificação profissional para o mercado de trabalho. O Sesi, por exemplo, de 2019 a 2022, formou mais de 15 mil pessoas por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Somente neste ano, mais de cinco mil alunos iniciaram no novo Ensino Médio com formação técnica e profissional numa parceria entre Senai e secretaria de Estado de Educação (Seduc MT).

Desde 2019, o IEL MT já encaminhou mais de 40 mil pessoas para o mercado de trabalho e somente em 2023 já atendeu cerca de 2 mil alunos para ofertas de estágio. Ao mesmo tempo, a Fiemt tem realizado levantamentos constantes para monitorar o perfil e as necessidades da força de trabalho em Mato Grosso.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549