Programa Um Senhor Estágio vence Prêmio IEL de Talentos 2023

13/09/2023 - 17h38
premio iel
Prêmio foi entregue ao superintendente do Sesi MT
Foto: Marketing

“Um Senhor Estágio” foi o grande vencedor do Prêmio IEL de Talentos 2023. A premiação, que busca valorizar ações inovadoras de empresas, universidades, estagiários e bolsistas, foi realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT). Destaque na categoria “Empresa Inovadora”, o programa do Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT) realizou o recrutamento de estagiários acima de 55 anos, promovendo a inclusão e valorização de uma geração que enfrenta frequentemente preconceitos relacionados à idade. O vencedor participará da etapa nacional com divulgação em outubro deste ano.

Na cerimônia de entrega do prêmio, realizada nessa terça-feira (12.09), o presidente interino do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Rodrigo Guerra, destacou a importância da iniciativa para reconhecer as melhores práticas de estágio e revelar talentos. “Temos bons profissionais que começaram com o estágio, se aprimorando e contribuindo para o crescimento das empresas que atuaram”, disse. 

A superintendente do IEL MT e da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Fernanda Campos, acrescentou que é importante reconhecer as boas iniciativas, para valorizar a qualidade do profissional que está sendo formado. “É preciso entender a importância da empresa na preparação do estagiário, que precisa saber qual é o seu papel”.

A prêmio foi entregue ao superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, que relembrou o processo de implantação do programa e a repercussão dos resultados positivos.  A iniciativa incluiu mentoria visando o desenvolvimento de habilidades digitais e acompanhamento constante, para que os senhores estagiários se sentissem rapidamente integrados ao local de trabalho. Os estagiários atuaram no Sesi em Rondonópolis, Sinop e Cuiabá, além da Unidade Corporativa (Unicorp) da Fiemt. 

Na ocasião, também foi apresentado um case de sucesso que é o In.Pulse, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT).  O programa de bolsistas de inovação, que é uma iniciativa dentro do Inova Talentos do IEL, garantiu a formação de uma nova geração de instrutores da instituição. Os participantes concluíram uma pós-graduação em Metodologias Educacionais e Tecnologias Industriais da Faculdade de Tecnologia Senai MT (Fatec). 

A programação foi encerrada com o Painel “Qual o futuro da inovação em Mato Grosso?”, mediada pela superintendente do IEL/Fiemt, Fernanda Campos, e pelo presidente do Sindicato da Indústria de Reciclagem do Estado de Mato Grosso (Sindirecicle-MT) e do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da Fiemt, Rodrigo Crosara.  O assunto foi amplamente discutido por importantes especialistas em inovação do setor público e privado: Naiara Galliani (gerente executiva de Tecnologia e Inovação do Senai MT), Edcleide Nobre (agente de Inovação no Parque Tecnológico de Mato Grosso) e Mayram Beckman (presidente do Desenvolve MT). 

Prêmio IEL de Talentos 2024

O IEL MT já se prepara para o prêmio do próximo ano. Estagiários que apresentaram uma solução inovadora nas empresas em que trabalham podem participar do Prêmio IEL de Talentos 2024. Aquele que faz estágio, representa uma empresa ou instituição de ensino, pode ser um dos vencedores destas três categorias: Estagiário Inovador, Empresa Inovadora e Educação Inovadora.

Texto: Vívian Lessa

Prêmio IEL Talentos - fotos

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549