Estudantes refletem sobre a importância do estágio

20/08/2019 - 18h01

O estágio é a porta de entrada para o mundo do trabalho, mas, aliar teoria e prática com competência, requer autoconhecimento dos jovens. Essa foi a mensagem repassada aos estudantes que fazem estágio por meio do IEL MT, durante evento realizado nesta terça-feira (20/08), em comemoração ao Dia do Estagiário.

A psicóloga Ana Regina Ribeiro de Oliveira ministrou a palestra “A importância do autodesenvolvimento X carreiras para garantir o seu futuro”. A profissional detalhou aspectos comportamentais que podem ajudar no desempenho das atividades e a superar os desafios dessa nova experiência.

“No estágio tudo é novidade. O estudante tem que aprender a fazer o trabalho para qual foi contratado, lidar com os colegas e conflitos, além de conciliar os estudos, família e lazer. Mas se conseguir desenvolver uma boa comunicação, por exemplo, certamente terá mais sucesso”, relatou Ana Regina. Além da comunicação, aspectos como resiliência, foco, autoconhecimento também são importantes para ganhar espaço e até mesmo ser efetivado pela empresa.

Segundo dados, 70% dos estudantes que terminam a graduação no período de estágio são contratados pelas empresas em que atuam. “Ao fazer estágio, o estudante coloca em prática o que aprende em sala de aula, isso enriquecerá a sua formação. Ele construirá relacionamentos, fará networking com colegas que já estão no mercado de trabalho, algo que é muito importante para a trajetória profissional”, destacou o superintendente do IEL MT, Mauro Santos, durante o evento.

Os participantes também conheceram histórias de sucesso de profissionais que superaram os desafios e aproveitaram o estágio para dar início a uma carreira de sucesso, como o jornalista Tiago Terciotty e a analista de Educação Danielle Marques. “Gostei muito de participar desse evento, aprendi bastante e pretendo levar para o meu dia a dia”, disse a estagiária Ariele Borges.

Os estudantes interessados em fazer estágio, podem se inscrever pelo site www.ielmt.com.br/estagio ou presencialmente na sede do IEL MT, avenida do CPA, nº 4193, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h. Mais informações pelos telefones 0800-646-6101 (estudantes) e (65) 3611-1549 (empresas).

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549