Fiemt emite Certificado de Origem Digital para exportações

17/04/2019 - 15h27

Atentos às mudanças no mercado de exportações no mundo, a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) atendem em duas frentes distintas e complementares a indústria mato-grossense quando os temas são Certificado de Origem para exportação e Certificação Digital.

A Fiemt, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), é responsável pela emissão dos certificados de origem. Na prática, este é um documento que o país exportador deve emitir para comprovar a origem de seu produto, podendo aumentar a competitividade do mesmo, em virtude do benefício do Imposto de Importação (II). Hoje, apesar de emissão eletrônica, a assinatura do certificado de origem ainda é manual. Esta realidade, no entanto, começa a mudar.

A Argentina, por exemplo, exige desde o dia 08 de abril deste ano o Certificado de Origem Digital (COD). “A modalidade digital é mais rápida, simples e segura, refletindo positivamente no processo de exportação, além de facilitar a comunicação entre exportador e importador”, explica a coordenadora do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Priscila Bueno.

Além da Argentina, já é possível a emissão digital do certificado de origem com o Uruguai, que em breve passará a ser obrigatório. Outros países também começaram a estudar a utilização do COD. “As homologações para assinatura digital estão em andamento com Bolívia, Chile, Cuba e Paraguai. Estamos vivendo na era digital e a tendência é que todos os acordos comerciais que o Brasil faz parte se modernizem, passando a utilizar a assinatura digital”, completou Priscila.

Para esta nova realidade, o IEL pode ser um parceiro fundamental das empresas. É que o instituto conta com serviço de certificação digital em Mato Grosso. Esta certificação, em formato de token ou cartão, serve para atestar a segurança de uma empresa, site ou sistema. Dentre estes sistemas, está o do certificado de origem.

Mais informações

Empresas instaladas em Mato Grosso que estejam interessadas em adquirir a certificação digital devem procurar a sede do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em Cuiabá. A instituição está localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, número 4193. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Também podem ser obtidas informações pelo telefone (65) 3611-1574/ 3611-1645 ou pelo site http://www.ielmtdigital.com.br.

Para a emissão do certificado de origem para exportação, a Fiemt deve ser procurada, no mesmo endereço ou ainda no telefone (65) 3611-1500.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549