Certificado digital facilita envio da declaração do IR 2019

03/04/2019 - 14h13

Os contribuintes que possuem certificado digital têm facilidade na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda 2019. Com o e-CPF é possível utilizar a versão pré-preenchida do ano anterior, com os principais dados como rendimentos, deduções, bens e dívidas, que está disponível no site da Receita Federal, no menu de serviço “Meu Imposto de Renda”.

Mas o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), Mauro Santos, alerta que somente quem tem certificado digital consegue fazer a declaração de forma mais simples e com menos chances de erros. “O certificado digital é a identificação eletrônica de pessoas físicas ou jurídicas em ambientes digitais. Isso concede maior segurança e autenticidade às informações que serão transmitidas com total sigilo”, explica Mauro Santos. O IEL-MT é uma Autoridade de Registro (AR) credenciada a emitir certificados digitais.

De acordo com a Receita, o certificado digital também é obrigatório para a entrega de declarações de pessoas jurídicas – exceção feita às optantes pelo Simples com até três empregados. Disponibilizada pela Receita há alguns anos, a declaração pré-preenchida minimiza a possibilidade de erros porque são transmitidos automaticamente os dados vinculados ao CPF.

“Isso reduz os riscos de se cair na malha fina, pois o contribuinte precisará apenas verificar se as informações estão corretas e, no máximo, acrescentar alguns dados. Mas, para aproveitar essa comodidade, é preciso estar com o certificado digital válido”, reforça o superintendente do IEL MT. Outra vantagem do certificado digital é a possibilidade de acompanhar online todo o processamento da declaração do Imposto de Renda.

Santos explica que utilizar o certificado digital para declarar o imposto de renda é vantajoso até mesmo para pessoas físicas. “O certificado permite acesso a declarações dos últimos cinco anos, retificação de pagamentos, verificação de informações sobre as fontes pagadoras, acompanhamento de todo o processo da declaração e correções em tempo real. Tudo sem burocracia e, caso caia na malha fina, o problema pode ser resolvido no mesmo dia. Outra vantagem é que a restituição pode ser recebida mais rapidamente”, enumera.

Para enviar a declaração pré-preenchida é necessário adquirir um certificado digital, baixar a declaração no portal e-CAC da Receita Federal, baixar o programa do Imposto de Renda 2018 e importar a declaração pré-preenchida. O IEL-MT emite dois tipos de certificado digital: e-CPF (para pessoas físicas) e e-CNPJ (para pessoas jurídicas), que também permitem a emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e), acesso ao Conectividade Social e CT-e (envio de documentos fiscais para transportes de cargas).

Outras informações sobre o certificado digital podem ser obtidas pelo telefone (65) 3611-1574/ 3611-1645 ou pelo site http://www.ielmtdigital.com.br. A Autoridade de Registro IEL MT está localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 4.193, sede do Sistema Fiemt, em Cuiabá.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549