Simpósio Internacional de tecnologia e inovação seleciona artigos de profissionais do Senai MT

09/10/2020 - 10h51

O Simpósio Internacional de Inovação e Tecnologia (SIINTEC) deste ano contará com artigos de profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) que cursam mestrado no Senai Cimatec. Ao todo, cinco artigos foram aprovados pela banca examinadora desta 6ª edição do congresso, que tem como tema ‘Desafios em Ciência, Tecnologia e Inovação Após o Covid-19’.

O congresso, realizado pelo Senai Cimatec, ocorrerá entre os dias 21 e 23 de outubro, totalmente on-line. O objetivo é reunir a comunidade científica e tecnológica para debater inovação, pesquisas e avanços promovidos pelo período pandemia e tirar conclusões aplicáveis à nova rotina da sociedade.

Para a diretora do Senai MT, Lélia Brun ter vários artigos aprovados no simpósio internacional demonstra o comprometimento dos profissionais da instituição. “É gratificante constatar que os nossos profissionais estão empenhados em desenvolver trabalhos científicos com nível internacional. Isso resulta em transferir para a indústria da região conhecimentos e tecnologias aderentes às necessidades e que elevam a competitividade do setor no estado”.

Artigos aprovados

Para apresentação no formato pôster, foram aprovados quatro projetos de mestrandos do Senai MT. ‘Análise da Implementação da Estratégia da Indústria 4.0 nas Empresas do Estado de Mato Grosso’, é o tema do artigo redigido pela diretora regional do Senai MT, Lélia Brun, em conjunto com a professora orientadora do Senai Cimatec Camila Pereira-Guizzo.

Também foi aprovado o artigo ‘Campanha Fábrica de Máscara de Combate à Pandêmica Covid-19 e o Trabalho dos Costureiros: Contexto e Desafios para Ação do Senai Mato Grosso’. Ele foi escrito, em parceria, pela coordenadora de Responsabilidade Social do Senai MT, Denise Molina, a gerente do Instituto Senai de Tecnologia em Mato Grosso, Layla Teixeira, e a diretora regional Lélia Brun. A orientação é da professora doutora Camila de Sousa Pereira-Guizzo.

Com o tema ‘ZPE: Uma Análise para o Desenvolvimento Sócio-Econômico da Região Oeste de Mato Grosso’, o artigo escrito pela analista de relações com o mercado do Sesi Senai, Rosinei Silva Ferreira, juntamente com o professor Aloísio Santos Nascimento Filho, também foi aprovado.

O coordenador de educação do Senai MT, Marcos Vinicius Ribeiro, foi o autor do artigo ‘Programa Inovar Auto: Análise de Eficiência Energética para Motores de Combustível Flex. Orientado pelos professores doutores Aloisio Santos Nascimento Filho e Thiago Barros Murari, o trabalho também foi desenvolvido com o a parceria do estudante Rafael dos Santos.

Para apresentar no formato oral, a banca selecionou o artigo Indústria 4.0: Uma Análise de Estratégias de Investimentos das Indústrias de Mato Grosso’, redigido pelo consultor do Instituto Senai de Tecnologia, Fabio Antônio Elger, orientado pelo doutor Thiago Murari.

Os trabalhos aprovados serão publicados no anuário e têm registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICTI), ISSN 2357-7592. A publicação conta com sessões específicas, divididas como Modelagem e Tecnologia Industrial, Gestão e Tecnologia Industrial, Engenharia e Desenvolvimento Sustentável.

Saiba mais pelo site do SIINTEC - https://doity.com.br/siintec-2020

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549