Fórum da Indústria em Rondonópolis destaca redução de custos para retomada econômica do setor

20/05/2022 - 07h48
Fórum Rondonópolis
Evento reuniu dezenas de empresários da região Sul de Mato Grosso. Foto:
Eduardo Cardoso/Sistema Fiemt

“A indústria tem condições de ser protagonista no próximo ciclo de crescimento econômico no Brasil”, essa foi a mensagem final deixada pelo economista Luis Artur Nogueira durante o encerramento do Fórum da Indústria em Rondonópolis. O evento foi realizado na noite de quinta-feira (19), na sede do Senai do município e fechou o ciclo itinerante dos fóruns realizados no interior do estado durante a programação do Mês da Indústria.

Segundo o palestrante, para que haja mais destaque do setor é preciso “que o empresário olhe com mais atenção para dentro das empresas e reavalie os processos produtivos, a gestão, reorganize os custos e busque agregar valor ao seu produto. Neste momento de retomada, os custos são mais determinantes do que a receita”, afirmou.

Fórum da Indústria Sinop debateu tendências da economia com empresários

Apesar do considerável aumento de custos durante a pandemia, diversos setores industriais seguiram crescendo. Como é caso da cadeia da agroindústria, setor de vestuários, alimentos e construção civil, por exemplo. “A retomada econômica está acontecendo: ela é lenta e gradual porque principalmente a inflação acaba corroendo a renda das famílias e impede um consumo em um ritmo maior”, finaliza Luis Artur.

Os mais de 150 participantes que lotaram o auditório do Senai estão otimistas com a atividade empresarial. Em pesquisa interativa realizada durante a palestra, 92% dos participantes disseram que esperam que seus negócios estejam melhor daqui a 12 meses; já 8% acreditam que a situação não deve piorar nem melhorar, mas permanecer como está.

“Estamos confiantes neste contexto de retomada econômica, e tenho certeza que os próximos anos serão mais promissores. Este evento é muito importante para nós que somos empresários da região sul do estado: são informações e interações que fazem a diferença nas nossas atividades, destacou o vice-presidente da Fiemt, Ailton Ferreira.

Empresários revelam otimismo com os negócios durante Fórum da Indústria em Cáceres

O evento também contou com a presença de diretores da Fiemt além dos presidentes dos sindicatos industriais da região Sul: Alimentação (Siar Sul MT), Omar Pereira, Metalurgia, Mecânica e Material Elétrico (Sindimec Sul MT), Vagno Dutrar e da Construção Civil (Sinduscon Sul MT), Flávio Garcia.

Mês da Indústria

A programação do Mês da Indústria tem sequência na terça-feira (24), a partir das 8h30, no centro de eventos do Senai Cuiabá com o workshop Agro: tecnologia e aplicações espaciais. Inscreva-se aqui.  No mesmo dia, o Sistema Fiemt vai inaugurar a unidade do Senai em Alta Floresta.

Fórum Roo
Diretoria da Fiemt e presidentes dos sindicatos industriais fizeram a abertura
do evento. Foto: Eduardo Cardoso/Sistema Fiemt
​​​​

No Dia da Indústria (25), a partir das 19h, a programação no Senai Cuiabá será de análises econômicas, homenagens e lançamento. A palestra magna da noite será com o economista e colunista do jornal Valor Econômico, Bruno Carazza. Será realizada ainda a solenidade de entrega de medalhas do Mérito Industrial à empresários do setor. As honrarias serão concedidas pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por solicitação do deputado estadual Carlos Avalone. Na sequência, será lançado o programa Melhores Indústrias para Trabalhar em Mato Grosso.

Para fechar a programação, também no Senai Cuiabá, a partir das 8h, a quinta-feira (26) será dedicada à gestão de pessoas, das empresas, liderança, inovação e eficiência. Inscreva-se aqui.

Entre os palestrantes do Fórum da Indústria MT 2022 estão o médico psiquiatra especialista em gestão, Roberto Aylmer, o diretor do Great Place To Work (GPTW), Cauê Oliveira e a consultor sênior da Falconi, André Chagas Corrêa

Texto: Eduardo Cardoso

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549