Mais de uma tonelada de resíduos foi entregue ao Ecoponto Lixo Zero na Fiemt

06/07/2022 - 10h37
Ecoponto Lixo Zero Fiemt
Ecoponto continua aberto ao público até o mês de setembro
Foto: Divulgação

Inaugurado no dia 05 de maio, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Ecoponto Lixo Zero instalado na sede do Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), em parceria com o Instituto Ação Verde – Projeto Verde Novo e apoiado pelo Sindicato da Indústria de Reciclagem do Estado de Mato Grosso (Sindirecicle), arrecadou 1.576 kg de resíduos recicláveis em dois meses. Todo material será revertido em renda para instituições e projetos sociais da área de educação, abrigos e ONGs que defendem a causa animal.

Com o sucesso do projeto, o Ecoponto continua aberto ao público até o mês de setembro, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Dentre os itens que podem ser descartados no ponto de coleta estão óleo de cozinha, eletroeletrônico, aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelões, tampas, potes de alimentos, garrafas de água, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, latas de alumínio, PVC, tubos, canos, molduras de quadros, copos e embalagens. Vale destacar que não são aceitos madeira, tecido, pilhas, lâmpadas.

Clique aqui e saiba o que você pode entregar no Ecoponto do Sistema Fiemt.

A coordenadora de Competitividade e Sustentabilidade da Fiemt, Ribenildes Souza, explica que a ação tem como objetivo diminuir os impactos negativos no meio ambiente e promover a educação ambiental. “O Ecoponto Lixo Zero Fiemt foi inaugurado com o intuito de conscientizar os funcionários e a comunidade em geral sobre a importância da separação e o descarte correto de resíduos sólidos. Além disso, todo o material arrecadado será revertido em renda para entidades sociais”.

Ela lembra que, por ocasião da inauguração do Ecoponto, a cada entrega de resíduo feita no local, os participantes receberam uma muda de planta frutífera ou nativa, escolhendo entre pitanga, acerola, jabuticaba, pitomba ou ipês branco e roxo. Ao todo foram entregues 300 mudas de plantas.

Parceiros

Ecoponto Lixo Zero Fiemt
Ao todo foram entregues 300 mudas de plantas
Foto: Divulgação

Estão entre os parceiros do projeto a Teoria Verde, o Instituto Lixo Zero Brasil, Tudo Se Transforma, Lebrinha, Comper e as empresas Canaã Recicláveis, Ecodescarte, Central de Reciclagem e Biomavi Reciclagem, que são as responsáveis pelas coletas, reciclagem e doações, além do apoio da Prefeitura de Cuiabá, Sesi, Senai e IEL, entidades que integram o Sistema Fiemt.

O Ecoponto Lixo Zero está instalado na sede do Sistema Fiemt, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, n° 4.193 - Centro Político Administrativo.

Texto: Luana Daubian / Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549