Estágio é o caminho para ascensão profissional facilitando acesso ao mercado de trabalho

18/08/2022 - 09h21
estagio
"Eu estou aprimorando o meu conhecimento", diz Gabriela

O caminho rumo à ascensão profissional pode ser penoso se o recém graduado não tiver a experiência do mercado profissional. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), por meio do estágio, tem como objetivo facilitar essa caminhada e contribuir para que o estudante conheça na prática a teoria aprendida nos bancos escolares.  Estreitar o relacionamento entre estagiário e empresa é um dos temas ressaltados neste 18 de agosto, data em que se comemora o Dia do Estagiário

“O IEL Estágio oferece várias oportunidades para o primeiro acesso ao mercado de trabalho, intermediando e facilitando o contato entre estagiário e empresa”, destacou o superintendente do IEL, Mauro Santos.

Raylla Amorim, de 21 anos, faz estágio desde novembro do ano passado na área de arquitetura e urbanismo. Para ela, essa etapa, além de dar a experiência prática da profissão, também possibilita o contato com profissionais já atuantes no mercado. “Posso aprender com pessoas muito experientes e conhecer novas técnicas. O estágio é uma maneira de crescer no mercado de trabalho, pois abre portas e gera contatos”, diz.

A possibilidade de crescimento no mercado de trabalho é, na opinião de Gabriela da Silva Gomes, 21 anos, uma das maiores vantagens ao estagiar. Estudante de gestão pública, ela atua na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). “O estágio que realizo atualmente contribui de forma muito exitosa para a minha carreira, pois como estudante da área de gestão preciso saber lidar diariamente com pessoas. Eu estou aprimorando o meu conhecimento e expandindo o meu horizonte”. 

Mais do que contribuir para a vida do estudante, o estágio também traz benefícios para as empresas. “A empresa busca sempre aquele estudante que tem o perfil de querer aprender, que é dedicado e que faz com atenção as atividades. Concluímos, no final de cada ciclo, que a formação foi bem feita e que esse estagiário já está preparado para adentrar o mercado colhido pela sua área“, ressaltou a analista de administração pessoal de uma empresa do segmento imobiliário, Indyanara Nascimento.

A parceria da empresa com o IEL já dura mais de 20 anos com um quadro de aproximadamente 30 estagiários na área da construção civil. “Sempre tivemos um suporte diferenciado. As soluções sempre foram bem resolvidas e de forma imediata. Sabemos o cuidado que o IEL tem com cada estagiário”. Ela enfatiza ainda que os jovens trazem inovações com ideias tecnológicas interessantes. 

Esse diferencial revelou novos talentos na empresa que Denize Brito atua como supervisora de estágio e cobrança. “A empresa prepara os estagiários para vagas que surgirão. Temos vários exemplos de estudantes que foram efetivados e hoje ocupam cargos de extrema relevância”. De acordo com ela então, esses futuros profissionais contribuem para a empresa a crescer. 

campanha
Inscritos concorrerão ao sorteio de três assistentes virtuais

Estágio de Chefe

O IEL divulga semanalmente mais de 100 vagas de estágio para Cuiabá e municípios do interior com bolsas que variam de R$ 500 a R$ 1,2 mil.  Para ampliar esse serviço o IEL MT acaba de lançar a campanha Estágio de Chefe.

A iniciativa prevê que os estudantes que se cadastrarem no site da instituição no período de 08 de agosto até 08 de setembro deste ano concorrerão ao sorteio de três assistentes virtuais, Echo Dot 4, da Amazon.

Os interessados nas vagas de estágio devem preencher um cadastro online e se cadastrar na área desejada Clique aqui.

Dia do Estagiário 

O dia do estagiário, comemorado em 18 de agosto, foi estabelecido em 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497/82. O documento regulamentou a lei existente sobre estágio, além de estabelecer regras e limites para a atividade. Acesse a Lei nº 11.788/2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes.

Em alusão à data, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT) promoverá um evento virtual para discutir temas de desenvolvimento das relações estagiário e gestor de estágio. O assunto será abordado pelo renomado palestrante Arthur Igreja, que é focado em inovação e transformação digital e ministrará o tema Humanização das Relações Organizacionais. 

A iniciativa será transmitida das 11h às 12h10m, via plataforma do IEL no Youtube.

Texto: Vívian Lessa | IEL

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549