Depois dos 50: profissionais investem em qualificação profissional e esperam novas oportunidades no mercado de trabalho

18/04/2023 - 09h21
Estágio terceira idade
Em Mato Grosso, há 365 mil pessoas com mais de 50 anos
aptas para trabalhar
Foto: Vívian Lessa

A contratação de pessoas com mais de 50 anos revela uma tendência mundial e ao mesmo tempo uma solução para suprir a falta da força de trabalho nas empresas. Além disso, a admissão desse profissional por meio da modalidade de estágio contribui para fortalecer o pertencimento social e ainda ajuda as empresas em diversos aspectos, já que o profissional carrega consigo uma vasta experiência. 

Dados compilados pelo Observatório da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) mostram que, em Mato Grosso, há 365.686 pessoas com mais de 50 anos aptas para trabalhar, o que representa 20% do total de 1.825 milhão de mato-grossenses ativos no mercado de trabalho. Desse montante, 359.822 estão ocupadas e apenas 5.864 estão desempregadas, sendo que 237.003 são homens e 128.682 são mulheres.

Enquanto os indicadores mostram um crescimento de idosos ocupados, a também chamada terceira idade ocupa cada vez mais espaço nos bancos escolares e em cursos de qualificação. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad), a taxa de analfabetismo na população idosa diminuiu de 24% para 23% na comparação com os anos de 2018 e 2019. Outro ponto importante é o aumento do número médio de anos de estudo de 5,4 para 5,6, no mesmo período. 

Apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) considerar idoso todo indivíduo acima de 60 anos, pessoas 50 anos já encontram dificuldades em arrumar um emprego por serem consideradas ‘mais velhas’ para o mercado de trabalho, mesmo que tenha formação profissional para a vaga.

A superintendente da Fiemt e do Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL MT), Fernanda Campos, analisa que há diversas vantagens em contratar profissionais na terceira idade, que vai desde a experiência profissional somada a experiência de vida até a facilidade de disponibilidade de horário.

 "Mato Grosso encerrou 2022 com a segunda menor taxa de desemprego do país, vagas ocupadas normalmente por pessoas mais jovens. A média anual de desocupação mato-grossense foi de 4,3%. A contratação de idosos é uma opção para equalizar a condição de oferta e demanda no estado”, acrescentou.  

Novas perspectivas

manoel
Estagiário aos 60, Manoel  agradece a chance de evoluir
Foto: Otmar de Oliveira

Aos 60 anos, Manoel Bom Despacho decidiu iniciar sua primeira faculdade. Após anos trabalhando como operário de forma autônoma, atuando como pedreiro e em outros serviços de manutenção, resolveu cursar ciências contábeis. Essa mudança de carreira oportunizou conhecer outras áreas no mercado de trabalho e atualmente ele é um dos estagiários do Serviço Social da Indústria (Sesi MT). “Sempre foi minha vontade cursar faculdade. É muito bom poder fazer o estágio e ganhar experiência. Isso tudo contribui muito para o aprendizado na área do curso profissionalizante”, comemora. 

A gestora do simpático futuro contador Manoel, a coordenadora financeira do Sistema Fiemt, Delci Nassif, explica que, assim como em todos os estágios, é preciso ter paciência e dedicação para transferir conhecimento. “É uma grande missão. O estágio tem preparado ele e observamos a evolução diária.  É muito atencioso, tem boa vontade para aprender e cumpre o horário rigorosamente”.

A procura

Elísio Gonçalves, de 63 anos, se inscreveu no IEL MT e busca uma oportunidade de estágio na área de gestão de produção industrial. Também em sua primeira graduação, conta que a ideia de fazer curso visa o desenvolvimento na carreira. 

“Eu atuei por mais de 30 anos na construção civil, sempre na área administrativa, mas não tive uma formação específica. Agora, resolvi fazer o curso para poder me desenvolver melhor. Tenho expectativa de melhorar e iniciar uma nova carreira e o estágio seria uma boa oportunidade para iniciar neste ramo”, disse.

Bons motivos

A reintegração da terceira idade no ambiente corporativo é um compromisso que as empresas devem assumir, principalmente na área de responsabilidade social, fortalecendo employer branding - termo em inglês que, em tradução literal, significa marca empregadora. 

“As pessoas mais velhas normalmente carregam muitas características que as empresas procuram, como maior disponibilidade de tempo e horário, experiencia e comprometimento”, pontuou o empresário do setor de móveis, Ayres dos Santos. 

A bagagem profissional de pessoas mais idosas é uma grande riqueza que pode ser aproveitada nas diversas situações vivenciadas no ambiente de trabalho, bem como agregar valor em projetos e no atendimento ao cliente. “São pessoas com experiencia, com comprometimento, ou seja, não falta ao serviço, tem paciência para aprender tarefas que exigem maiores cuidados, cumpre os horários determinados pela empresa", pontua o empresário.

Cenário

Dados do Observatório da Indústria do Sistema Fiemt, com base nos dados do Pnad, mostram que, do total de pessoas aptas para o mercado de trabalho e têm acima de 50 anos de idade, destaca-se a força de trabalho feminina na categoria mais alta do grau de instrução, somando 36,1 mil mulheres com superior completo. 

grafico
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (4º trimestre de 2022)

Somam ainda 618 mil pessoas estão na informalidade em Mato Grosso, dessas 26% têm mais de 50 anos de idade, o que corresponde ao total de 160.334 mil. 

Do total de 936.629 mil pessoas que estão fora da força de trabalho em Mato Grosso e não procuraram emprego no período, 44% estão acima dos 50 anos e, portanto, totalizam 410.917 mil pessoas. Para esse grupo, os principais motivos para não procura de emprego são: por ser muito idoso para trabalhar, por problema de saúde ou gravidez e, com maior ênfase no perfil feminino, a indisponibilidade por ter que cuidar dos afazeres domésticos, do(s) filho(s) ou de outro(s) parente(s).

Neste sentido, o IEL MT tem trabalhado para aproximar alunos de universidades e de cursos técnicos e o mercado de trabalho, preparando as empresas para um ambiente de alta competitividade.

Para ter acesso às vagas de emprego é preciso que o interessado se cadastre pelo site Clique aqui. Os interessados nas vagas de estágio devem preencher um cadastro online e se cadastrar na área desejada Clique aqui.

Texto: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549