Empresas têm vantagens na contratação de estagiários do IEL MT: renovação e inovação, possibilidade de recrutamento e flexibilidade de horários

15/05/2023 - 10h15
estagio
Estagiários trazem ideias e perspectivas para a empresa
Foto: Divulgação

Existem várias razões pelas quais uma empresa deve considerar a contratação de estagiários. No Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT) a lista daqueles que aguardam uma oportunidade para ingressar na carreira profissional passa de 5 mil pessoas. Entre as áreas de maior procura destaca-se: administração ciências contábeis, direito e pedagogia. Além disso, há disponibilidade de estudantes do ensino médio que também procuram uma vaga de estágio.

A Lei do Estágio, também conhecida como Lei nº 11.788/2008, estabelece diretrizes para a realização de estágios por estudantes no ambiente de trabalho. Essa lei traz diversos benefícios para as empresas com a contratação de estagiários como a renovação e atualização de conhecimentos, o recrutamento de talentos, o aumento da produtividade e a renovação de perspectivas, oferecendo soluções inovadoras e ajudar a empresa a se adaptar às mudanças do mercado.

“Os estagiários trazem novas ideias e perspectivas para a empresa, trazendo uma renovação na cultura organizacional e possibilitando a inovação em projetos e processos”, destaca o coordenador de Desenvolvimento de Carreiras do IEL MT, André Marcon. Ele lembra que os estagiários podem ser uma excelente fonte de talentos para a empresa. “Se um estagiário se destacar durante o programa, pode ser oferecida uma posição em tempo integral”, pontua.

É preciso levar em conta que os estagiários são geralmente contratados para aprender e desenvolver suas habilidades. Isso significa que a empresa pode treiná-los de acordo com suas necessidades, criando um profissional mais alinhado com suas necessidades.

Oferecer oportunidades de estágio é uma forma de a empresa contribuir para o desenvolvimento de jovens profissionais, cumprindo assim uma responsabilidade social importante. É importante ressaltar que a empresa precisa cumprir todas as obrigações estabelecidas pela Lei do Estágio, como oferecer um ambiente de trabalho adequado, fornecer um plano de atividades compatível com o curso do estagiário, designar um supervisor responsável e garantir o respeito aos direitos trabalhistas dos estagiários. O não cumprimento dessas obrigações pode resultar em penalidades legais para a empresa.

Principais vantagens para a contratação de estagiários:

  • Renovação e atualização de conhecimentos: Os estagiários trazem consigo conhecimentos atualizados, principalmente em áreas relacionadas à tecnologia e tendências recentes. Eles podem trazer novas ideias e abordagens para os desafios da empresa.
     
  • Recrutamento de talentos: O programa de estágio permite que a empresa identifique e avalie estudantes talentosos antes mesmo de sua formação. Dessa forma, é possível atrair e reter jovens promissores, preparando-os para assumir futuras posições efetivas dentro da organização.
     
  • Aumento da produtividade: Ao realizar tarefas específicas e assumir responsabilidades sob a supervisão adequada, os estagiários podem contribuir para o aumento da produtividade da equipe. Isso permite que os funcionários efetivos se concentrem em atividades mais estratégicas.
     
  • Renovação de perspectivas: Os estagiários trazem uma perspectiva fresca para a empresa. Eles podem questionar práticas estabelecidas, oferecer soluções inovadoras e ajudar a empresa a se adaptar às mudanças do mercado.
     
  • Fortalecimento da imagem da empresa: Investir em programas de estágio mostra o compromisso da empresa com o desenvolvimento profissional dos jovens e com a formação de novos talentos. Isso contribui para uma imagem positiva da empresa junto à comunidade acadêmica, ao público e aos potenciais clientes.

    Texto: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549