Fórum da indústria: evento debate os efeitos da reforma tributária na competitividade do setor

20/05/2023 - 10h43
Fórum industria

O comprometimento da competitividade das indústrias foi o cerne do debate no Fórum da Indústria de 2023, realizado nesta sexta-feira (19.05), em Rondonópolis. Com o tema “Reforma tributária e perspectivas econômicas”, o evento deste ano propõe reunir empresários para tratar das mudanças que impactarão a indústria. 

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, apontou que apesar de ser necessário simplificar o sistema de tributos do Brasil, a regra proposta gera insegurança em alguns estados e municípios, principalmente os que estão em desenvolvimento, e que atraem indústrias com incentivos. 

“Há 30 anos o país espera por essa modernização tributária com objetivo de simplificar todo o sistema, mas precisamos entender a realidade de cada região. Nosso estado está em franco desenvolvimento e atrai investimentos com a política de incentivos e se for aprovado como está, podemos perder a competitividade das indústrias que aqui se instalam”, reforça.

Na avaliação da palestrante, a jornalista e economista Denise Campos Toledo, existe um consenso que uma ampla reforma tributária é necessária para o país, mas que ainda é necessário derrubar resistências de setores da economia em alguns estados e municípios.

“A mudança da regra tributária é urgente porque o atual sistema compromete a produtividade e a competitividade da economia brasileira. A aprovação da legislação vai depender do consenso entre os setores e para isso, alguns estímulos devem ser mantidos com o objetivo de derrubar resistências”, reforça.

Fórum indústria

Fórum da Indústria: Sistema Fiemt promove evento itinerante em MT

O vice-presidente da FIEMT e Presidente do Sinduscom-Sul, Wagner Gasbarro, agradeceu a realização do Fórum mais uma vez em Rondonópolis por trazer informação e realizar importante debate sobre a reforma tributária.

“É muito bom ter esse tipo de evento na nossa cidade porque ajuda muito em temas e situações que são complexas e que afetam diretamente nossas atividades", reforça. 

O Fórum da Indústria faz parte da programação do “Mês da Indústria” promovido pelo Sistema Fiemt. Na próxima segunda-feira (22.05), o evento será realizado em Sinop e na quinta-feira (25.05) será finalizado em Cuiabá com palestra do economista Paulo Rabello de Castro.

Visita Grupo Petrópolis

Além da programação do Fórum, a comitiva do Sistema Fiemt em conjunto com os representantes dos sindicatos dos setores de metalomecânico, metalúrgico e elétrico (Sindimec - Sul MT), da construção civil (Sinduscon - Sul MT) e da alimentação (SIAR - Sul MT), visitaram nesta sexta-feira (19.05) as instalações da cervejaria Petrópolis, indústria instalada no município desde 2007.

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549