Estagiários inovadores transformam empresas e conquistam o Prêmio IEL de Talentos em Mato Grosso

14/08/2025 - 14h45
Premio Iel
Premiadoscolocaram a criatividade e o protagonismo a
serviço de soluções reais e resultados expressivos

A inovação no ambiente de trabalho não é exclusividade de líderes experientes. Cada vez mais, jovens talentos vêm demonstrando que, mesmo no início da carreira, podem protagonizar mudanças significativas. A etapa de Premiação Regional do Prêmio IEL de Talentos, realizado em Mato Grosso, celebrou estudantes que, durante o estágio, colocaram a criatividade e o protagonismo a serviço de soluções reais e resultados expressivos.

Premio
Felipe Cícero, estagiário da Cobrazem Agroindustrial,
revolucionou o setor de manutenção da empresa

Felipe Cícero, estagiário da Cobrazem Agroindustrial, revolucionou o setor de manutenção da empresa ao implantar um software para a gestão de ordens de serviço e tarefas de manutenção. Com a iniciativa, passou-se a registrar falhas, peças e vida útil dos componentes, permitindo intervenções preventivas e reduzindo paradas que chegavam a seis horas.

Ele estruturou inspeções semanais, integrou dados estratégicos e participou da criação de um relatório anual de manutenção, orientando decisões técnicas e inserindo práticas da Indústria 4.0 na rotina fabril. O resultado foi aumento de produtividade, redução de perdas e consolidação de uma nova cultura de inovação.

Outro destaque foi Flávia Pereira, estagiária da Estuda Tecnologias Educacionais S.A., que inovou no setor de RH ao implementar entrevistas por competências e análise de perfil, tornando a seleção mais humana e assertiva.

Premio
Flávia Pereira, estagiária da Estuda Tecnologias
Educacionais S.A., inovou no setor de RH

Ela criou o Café dos Estagiários, um espaço de integração entre líderes e jovens talentos, e liderou o lançamento do Código de Cultura, documento vivo que traduz os valores organizacionais. Além disso, aplicou testes para avaliar a compatibilidade entre perfis e vagas, reforçando a conexão entre estratégia ecultura corporativa.

premio
Vencedores da primeira colocação de cada modalidade
participarão da etapa de avaliação nacional

Os dois foram premiados na modalidade Estagiário Inovador do Prêmio. Para a Superintendente do IEL, Fernanda Campos, os resultados apresentados pelos vencedores reforçam o impacto transformador do estágio quando há espaço para autonomia e valorização das ideias.

“O Prêmio IEL de Talentos mostra que, quando confiamos nos jovens e oferecemos oportunidades reais de participação, eles respondem com soluções criativas, resultados concretos e inovações que elevam a competitividade das empresas. É um reconhecimento que valoriza o presente e aponta para o futuro da nossa indústria e do mercado de trabalho”, destacou.

Os vencedores da primeira colocação de cada modalidade participarão da etapa de avaliação nacional, tendo chances de representar Mato Grosso na etapa nacional, que acontecerá em dezembro, reunindo os principais talentos e iniciativas de todo o país.

Texto: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: 0800 777 9737