Emprega Talentos capacita centenas de pessoas que buscam emprego em MT

22/11/2019 - 18h37

“Aprender a fazer um currículo, receber dicas de como se comportar na entrevista e participar de dois processos seletivos é bom demais. A minha esperança aumentou hoje”. A afirmação é da Valéria Costa, uma das mais de 300 pessoas que participaram nesta sexta-feira (22) do Emprega Talentos. O evento, realizado no Centro de Eventos do Senai Cuiabá, contou com oficinas de preparação de currículos, comportamento em entrevista, autoconhecimento, autoestima, comunicação e postura, além da oferta de diversas vagas de emprego.

Valéria, que é estudante do curso de auxiliar administrativo no Senai MT, está há três meses desempregada. “Eu terminei o curso de assistente administrativo com informática aqui no Senai na semana passada e continuo estudando na área para conseguir mais oportunidades. Participar do evento foi ótimo, porque a gente sempre tem a dúvida de como fazer o currículo, quais informações são mais importantes e o que se deve priorizar. Sem contar a oficina de autoconhecimento, que pra mim foi essencial. Com conhecimento, as chances de voltar a trabalhar aumentam”, disse.

De acordo com o analista de gente e gestão do Grupo Pereira, Rafael Luiz da Cunha, as oficinas contribuíram para preparar os candidatos. “Temos um volume maior de vagas nessa época do final do ano e o evento nos ajudou. Eles chegaram para nós bem capacitados pela equipe da Fatec Senai, fizemos a triagem dos currículos e captamos os melhores para as vagas. Eles se portaram bem e renderam boas entrevistas. Agora, os pré-selecionados vão para uma entrevista com os gerentes das lojas e os aprovados vão ser admitidos já na próxima semana”. Ao todo, o grupo está com 40 vagas em Cuiabá e Várzea Grande.

O Emprega Talentos é parceria da Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec Senai MT) com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT). “Para a gente que está afastada há muito tempo, além das dicas, ter essa oportunidade de fazer a entrevista já com o empregador é bem interessante e motivador”, afirmou Daiane Spanholi, de 31 anos, formada em radiologia e estudante de Administração, que está desempregada há cinco anos.

Para Yasmin Rocha, do recrutamento e seleção da indústria BRF, o evento ampliou a possibilidade para encontrar talentos. “Com essa parceria com o IEL e a Fatec Senai, conseguimos fazer divulgação e ter contato mais próximo com as pessoas, já que a empresa fica em uma região afastada da cidade. Esse evento, com oficinas e a oportunidade de cadastrar o currículo na ferramenta do IEL, é algo transformador para a sociedade. Eu como recrutadora vejo que muitos candidatos não têm informação básica de como se portar em uma entrevista de emprego. O Emprega Talentos está trazendo mais do que dicas, é conhecimento que eles vão levar para a vida deles”, avaliou.

As oficinas, ministradas pelos estudantes do curso superior de Gestão em Recursos Humanos, foram realizadas ao longo de todo o dia com foco no desenvolvimento socioemocional dos candidatos. Simultaneamente, as empresas parceiras realizaram processos seletivos com provas teóricas e entrevistas.

“Estávamos em busca de uma nova proposta de processo de recrutamento e seleção quando recebemos o convite para participar do Emprega Talentos. E foi bem interessante porque encontramos perfis com potencial para as vagas que temos. Além disso, os candidatos que não forem selecionados ficarão no nosso banco de dados, porque a empresa está com plano de expansão para o próximo ano. O evento trouxe uma chance real para nós e para quem está em busca de uma oportunidade. Gostamos do formato e esperamos novas edições”, finalizou a psicóloga de uma empresa de combustível, Beatriz Ariane da Silva.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549